Busca avançada
Ano de início
Entree

Incidencia de anomalias congenitas e/ou alteracoes cromossomicas entre recem-nascidos da santa casa de misericordia de ribeirao preto uma comparacao entre a estatistica oficial e os dados dos protuarios.

Processo: 04/03394-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Jose Cassiano Machado
Beneficiário:Andre Luiz de Castro Righetto
Instituição Sede: Pró Reitoria de Graduação. Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteracoes Cromossomicas | Anomalias Congenitas | Declaracao De Nascido Vivo | Deficiencia Mental | Epidemiologia Genetica

Resumo

A partir de 1999, passou a ser utilizada em todo território nacional uma nova versão da Declaração de nascido vivo (DNV), mais completa que a anterior e com a inclusão do chamado Campo (ou variável) 34, que é uma varável sobre o recém-nascido onde deve ser anotada a presença ou ausência de anomalias congênitas e/ou alterações cromossômicas e a descrição das mesmas. Instrumentos como a DNV são bons para o planejamento de medidas e ações de saúde pública desde que corretamente preenchidos. Acredita-se que, através das DNVs, possa haver um subregistro das anomalias congênitas da ordem de 50% na Maternidade da Santa casa de Ribeirão Preto, o que prejudica o atendimento a estas crianças por falta de planejamento adequado. Por isto, pretendemos revisar os prontuários dos recém-nascidos (RNs) da Santa Casa de Ribeirão Preto nos últimos quatro anos e comparar as informações médicas contidas nas pastas com as respectivas DNVs, verificando se estas estão corretamente preenchidas, especialmente no que diz respeito ao campo 34. A revisão sistemática das DNvs e o registro corretos de todas as suas variáveis permitirá ao município planejar-se para atender corretamente as crianças com anomalias congênitas, dimensionando suas necessidades e elaborando um projeto de prevenção às suas diversas etiologias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)