Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteracao na sintese de fitato e proteinas em funcao dos niveis de fosforo, nitrogenio e acido abscisico no cultivo in vitro de explantes de frutos de feijoeiro (phaseolus vulgaris l.).

Processo: 03/13726-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Ricardo Antunes de Azevedo
Beneficiário:Carlos Eduardo Rodrigues Ceroni
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Soja   Leguminosae   Nitrogênio   Fósforo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aba | Fosforo | Leguminosa | Nitrogenio | Proteina De Reserva | Soja

Resumo

O ácido fítico (mio-inositol hexaquisfosfato) é a principal forma de armazenamento de fósforo em grãos (50 a 80% do P total), constituindo comumente cerca de 1,0 a 2,5 % da sua massa seca. O fitato afeta o valor nutricional de grãos, principalmente de leguminosas, pois pode diminuir a biodisponibilidade de minerais e proteínas em humanos e animais monogástricos. Por outro lado, também pode ter efeitos benéficos à saúde humana, como redução de níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e pode atuar como antioxidante e anticarcinogênico. O objetivo deste trabalho será analisar a expressão diferencial das proteínas de grãos cultivados in vitro através de eletroforese de duas dimensões, em tratamentos com alterações nos níveis de fósforo, nitrogênio e ácido abscísico, identificando as proteínas que poderiam desempenhar um papel na regulação da síntese de fitato. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)