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Conhecimento e reações de pais de crianças surdas quanto ao uso da Língua Brasileira de Sinais

Processo: 06/61349-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Serviço Social Aplicado
Pesquisador responsável:Maria de Fátima de Campos Françozo
Beneficiário:Regina Aquemi Akamine
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Língua Brasileira de Sinais   Surdez
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesao | Lingua Brasileira De Sinais | Reacoes Parentais | Servico Social E Familia | Surdez Infantil

Resumo

O "Programa de Orientação à Família de Crianças Surdas" oferecido pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Profº. Dr. Gabriel Porto (CEPRE) da FCM, Unicamp, tem como um de seus objetivos, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (UBRAS) a pais e a crianças surdas. No entanto, nem sempre os pais aceitam o uso dessa língua e alguns deles abandonam os atendimentos. Muitas podem ser as razões para tanto: desconhecimento sobre a surdez e sobre a comunicação entre pessoas surdas, dificuldades em aceitar a perda auditiva da criança ou ainda, uma visão estigmatizada em relação à surdez. Assim, este trabalho visa entender o conhecimento que os pais de crianças surdas têm sobre a comunicação entre pessoas surdas, assim como as reações iniciais à necessidade de aprender e usar a Língua de Sinais. Uma pesquisa qualitativa será realizada tendo como sujeitos, aproximadamente, 10 pais ou responsáveis de crianças, que freqüentam o Programa de Orientação à Família de Crianças Surdas. A coleta de dados será feita através de entrevistas, seguindo-se um roteiro com questões abertas. As entrevistas serão gravadas e após, transcritas. Os dados serão analisados a partir de categorias e os resultados serão apresentados de maneira descritiva. Conhecendo-se as reações dos pais ao uso da LIBRAS, pode-se melhor entender as razões de abandono do aprendizado da língua de sinais, e consequentemente, dos atendimentos. Dessa forma, esse conhecimento poderá contribuir para que a equipe profissional possa adequar as orientações e atendimentos de maneira a obter maior adesão ao Programa. (AU)

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