Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil endofenotipico e de genética molecular de escolares com transtornos de aprendizagem

Processo: 09/51874-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Conceição do Rosário
Beneficiário:Ana Carina Tamanaha
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem infantil   Transtornos globais do desenvolvimento infantil   Transtorno autístico   Transtornos de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a associação do endofenótipo: disfunção executiva e inabilidade motora fina em indivíduos com Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtorno de Comunicação e Transtornos de Aprendizagem e o polimorfismo do gene Foxp2 (rs1456031). Trata-se de estudo de caso-controle, de corte transversal. A amostra será constituída por alunos do ensino médio de duas escolas da rede pública do Estado de São Paulo (próximas da Universidade Federal de São Paulo), diagnosticados com Autismo Infantil (n° estimado = 20), Transtorno de Comunicação (n° estimado= 40) e Transtorno de Aprendizagem (n° estimado = 300) Para cada criança dos Grupos Autismo, TC e TAp haverá pareamento 1:1 com crianças sem queixas de alterações no desenvolvimento seguindo os critérios de faixa etária, gênero, perfil sócio-econômico-cultural, pertencentes à mesma escola classe das crianças dos grupos experimentais. (Grupo Controle). Utilizaremos anamnese clínica e aplicação de bateria de testes neuropsicológicos e fonoaudiológicos. Além disso, será coletada uma amostra de saliva para extração de DNA das crianças, seus pais e irmãos, para estudo dos genes candidatos relacionados ao aprendizado. (AU)