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Os paradigmas das relacoes internacionais e as novas perspectivas perifericas, no contexto pos guerra fria.

Processo: 06/00020-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Tullo Vigevani
Beneficiário:Sara Tatiany Curcio dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Relações internacionais   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Teoria Critica | Teorias Perifericas | Relações Internacionais

Resumo

A área das Relações Internacionais tem passado por um processo de revisão crítica desde meados da década de 1980. Esse processo tem levado vários autores a refletir sobre a qualidade e a geografia da produção do conhecimento dentro da área. Essa reflexão tem indicado os limites das teorias clássicas hegemônicas Realismo, Liberalismo e Racionalismo, para pensar as questões internacionais frente à nova configuração do mundo atual e tem evocado novas fontes de conhecimento e pluralidade teórica. Embora as críticas ao modelo hegemônico tenham conduzido para o pluralismo intelectual, a maioria do conhecimento sobre os países do chamado Terceiro Mundo, no que se refere à produção teórica, continua a ser produzido por autores anglo-saxões ou europeus. Diante disso, pergunta-se em que medida há a preservação ou não de espaço para a produção intelectual autônoma, proveniente do Terceiro Mundo, nesse momento em que a área passa por uma forte revisão crítica? Uma solução possível foi oferecida mediante uma hipótese suscetível a verificações: embora haja uma crescente demanda por esses estudos autóctones — que, segundo o ponto de vista crítico, teriam uma natureza diferente das produções teóricas dominantes, em virtude das especificidades sócio-políticas e históricas que influenciam a construção do conhecimento —, a preservação desse espaço está seriamente comprometida porque não tem sido acompanhada por esforços sistemáticos e materiais que façam viabilizar essa produção Ao testá-la, estaremos confrontando a visão teórica crítica com os dados de uma realidade específica (a dos intelectuais brasileiros selecionados). A partir do confronto desses elementos, acredita-se poder estabelecer algumas considerações com respeito à principal problemática levantada pela pesquisa.

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