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Alfabetização e aprendizagem de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental

Processo: 04/06085-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Janaina de Fatima Zambone Castro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Ensino de ciências   Alfabetização   Transtornos de aprendizagem   Coleta de dados   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Conteudos Curriculares | Dificuldades De Aprendizagem | Ensino De Ciencias | Ensino Fundamental | Projetos De Reforco

Resumo

Admite-se, como hipótese orientadora deste projeto, que a incidência da ressignificação do conceito de conteúdo curricular, em três modalidades: conceituais, procedimentais e atitudinais, em particular no contexto do ensino de Ciências Naturais, poderia fornecer importantes contribuições para a compreensão das dificuldades de aprendizagem registradas nas séries iniciais do ensino fundamental, tanto quanto para propostas de intervenção junto aos professores. A constatação, o diagnóstico e o encaminhamento de alunos para projetos de reforço/recuperação escolar ocorrem na interação destes alunos com práticas educativas ministradas em diferentes áreas temáticas do ensino fundamental. Poder-se-ia indagar sobre qual a extensão ou a generalidade com a qual os desempenhos que definem as dificuldades de acompanhamento curricular, e que justificam o encaminhamento para projetos de reforço/recuperação, seriam registradas nas diferentes áreas temáticas deste período de escolarização obrigatória. Objetiva-se investigar relações entre procedimentos de coleta e de análise de dados adotados no diagnóstico e no encaminhamento de alunos para o reforço escolar com os desempenhos registrados por estes alunos, em termos das três modalidades de conteúdos acima mencionadas, e as práticas educativas adotadas em dois contextos: na execução dos projetos de reforço escolar e no desenvolvimento, pela professora do ensino regular, de unidades didáticas da área de Ciências Naturais. (AU)

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