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Compreensão de Professores da Educação Infantil sobre a Sexualidade e a Orientação Sexual de Crianças

Processo: 08/10195-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Bortolozzi
Beneficiário:Raquel Baptista Spaziani
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Orientação sexual   Educação infantil   Educação sexual   Infância   Sexualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Educação Sexual | Infancia | orientação sexual | Sexualidade | Sexualidade Humana

Resumo

A criança possui sexualidade e a expressa de diversas maneiras e em diversos contextos, entre eles a escola, ambiente em que se socializa com as demais crianças e explora a sua sexualidade junto a elas. Assim, a orientação sexual é uma demanda da Educação Infantil, na medida em que poderá proporcionar à criança condições para que ela tenha uma educação sexual emancipatória e autônoma. A literatura nos evidencia que a sexualidade é ampla e inerente ao ser humano, que crianças manifestam sexualidade em todos os contextos, também o escolar, que os parâmetros nacionais curriculares de Educação prevêem a orientação sexual na escola, mas que professores que deveriam realizar esta tarefa não estão preparados para fazê-lo ou teriam dificuldades maiores quando se trata da educação infantil. Os objetivos deste projeto de pesquisa qualitativa-descritiva são: a) investigar como é a compreensão de professores da educação infantil sobre a sexualidade na infância e a orientação sexual de seus alunos até 6 anos de idade, b) verificar como os professores entendem sobre sexualidade infantil, e c) verificar se e como os professores trabalham com a orientação sexual na educação infantil. Os participantes serão estimados em quatro professores que atuem há mais de um ano, pelo menos, nesta profissão. A pesquisa está prevista para ser realizada numa escola de educação infantil. Para coleta de dados será utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, elaborado pela pesquisadora com sua orientadora, cujas questões norteadoras circulam em dois conjuntos temáticos: sexualidade infantil e educação e orientação sexual de crianças na escola. Palavras chaves: sexualidade; educação sexual; orientação sexual; educação infantil; professores;

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