Busca avançada
Ano de início
Entree

Funcao do canal de k+, sensivel a atp, no controle da producao mitocondrial de oxigenio reativo: estudos em camundongos geneticamente hipertrigliceridemicos.

Processo: 06/53705-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Aníbal Eugênio Vercesi
Beneficiário:Luciane Carla Alberici
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/08514-1 - Metabolismo energético e estresse oxidativo na morte celular, AP.TEM
Assunto(s):Respiração celular   Camundongos transgênicos   Hipertrigliceridemia   Mitocôndrias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camundongos Transgenicos | Canais De K+ Sensiveis A Atp | Extresse Oxodativo | Hipertrigliceridemia | Metabolismo Oxidativo | Mitocondrias

Resumo

A hipertrigliceridemia individualmente, ou em conjunto com outras desordens metabólicas, é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular em eucariotos e são as principais fontes de espécies reativas de O2 (EROs), que em excesso podem causar danos e até morte celular. Nossos trabalhos recentes mostraram que mitocôndrias de fígado de camundongos geneticamente hipertrigliceridêmicos (hiperTG) possuem respiração de repouso acelerada à custa do estímulo de canais de K+ sensíveis a ATP (MitoKATP). Propôs-se que a atividade aumentada deste canal seja um mecanismo adaptativo para aumentar o catabolismo e dissipar energia respiratória, função até então desconhecida deste canal. A entrada excessiva de K+ na matriz mitocondrial é acompanhada de sua extrusão através de um trocador K+/H+ com conseqüente diminuição do potencial eletroquímico de H+, que é recomposto à custa do aumento de respiração e de oxidação de substratos energéticos, incluindo ácidos graxos. É sabido que a diminuição do potencial de H+ pode diminuir a geração de EROs pelas mitocôndrias. Como na hiperlipidemia, o estresse oxidativo mitocondrial é um fator determinante de aterogênese, pretendemos investigar se o MitoKATP tem função no controle da geração de EROs mitocondrial em animais hiperTG e quais as suas conseqüências para o estresse oxidativo celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBERICI, LUCIANE C.; PAIM, BRUNO A.; ZECCHIN, KARINA G.; MIRANDOLA, SANDRA R.; PESTANA, CEZAR R.; CASTILHO, ROGER F.; VERCESI, ANIBAL E.; OLIVEIRA, HELENA C. F.. Activation of the mitochondrial ATP-sensitive K+ channel reduces apoptosis of spleen mononuclear cells induced by hyperlipidemia. LIPIDS IN HEALTH AND DISEASE, v. 12, . (06/59786-0, 06/53705-8, 11/50400-0)