Busca avançada
Ano de início
Entree

Vacina genica(dna-hsp65) para tuberculose em ratos lewis: inducao da resposta imune e distribuicao tecidual do plasmideo.

Processo: 04/15010-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Alexandrina Sartori
Beneficiário:Sofia Fernanda Gonçalves Zorzella Pezavento
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinas de DNA   Gene hsp65   Tuberculose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hsp65 | Ratos Lewis | Tuberculose | Vacina Genica

Resumo

A proposta geral deste projeto é investigar as possibilidades profilática e terapêutica da vacina de DNA-hsp65 e da rhsp-65, respectivamente, na encefalite autoimune experimental que é um modelo bem estabelecido de esclerose múltipla, A justificativa para se fazer este tipo de abordagem se apóia em muitos aspectos. Gostaríamos de ressaltar alguns deles: necessidade de uma nova vacina para Tuberculose, existência de dados experimentais mostrando que a vacina gênica DNA-hsp65 induz imunidade protetora, dados obtidos por nosso grupo de pesquisa mostrando que esta vacina é parcialmente protetora contra artrite e diabetes e gravidade da esclerose múltipla. Neste contexto, os três objetivos específicos deste projeto são: 1) caracterizar o padrão de resposta imune desencadeado pela vacina gênica para Tb (DNA-hsp65) em ratos Lewis e determinar a distribuição do plasmídeo, através de RT-PCR, em órgãos linfóides primários e secundários e também no cérebro e na medula espinhal destes animais; 2) avaliar o efeito (proteção, exacerbação oi inocuidade) da vacinação com DNA-hsp65 nas características (clínicas, imunológicas e histopatológicas) da EAE em ratos Lewis; 3) avaliar o possível efeito imunomodulador da administração de rshp65 por via oral, nas características da EAE. Neste projeto propomos que a aluna de iniciação científica execute o protocolo experimental 1 elaborado para esclarecer o primeiro objetivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)