Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade microbiologica do leite cru produzido na regiao de pardinho sp e impactos da nova legislacao na qualidade do produto.

Processo: 05/54235-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Inspeção de Produtos de Origem Animal
Pesquisador responsável:Jose Paes de Almeida Nogueira Pinto
Beneficiário:Ubirajara Leoncy de Lavor
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Leite   Qualidade microbiológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Instrucao Normativa 51 | Leite | Mesofilos | Psicrotroficos | Qualidade Microbiologica

Resumo

A qualidade microbiológica do leite produzido em nosso país tem sido alvo de várias pesquisas nos últimos anos, sendo que a maioria dos trabalhos publicados tem revelado altas contagens de microrganismos mesófilos, bem como de psicrotróficos na matéria prima recebida pelos laticínios. Com base no diagnóstico de que o leite no Brasil é, em grande parte, de má qualidade, o Ministério da Agricultura propôs, através da Instrução Normativa n° 51, que a partir de julho de 2005, uma série de medidas venham a ser implantadas, com o objetivo de melhorar essa qualidade. Entre elas, destacam-se a necessidade de se resfriar o leite nas próprias fazendas, bem como a sua entrega aos laticínios deve ser feita em caminhões tanque dotados de sistemas de frio (coleta a granel). A literatura, no entanto, tem mostrado que o resfriamento do produto necessita ser acompanhado de medidas higiênicas durante a sua obtenção e conservação, sendo ainda necessário um acompanhamento rígido das temperaturas empregadas neste processo, a fim de que o resfriamento não se dê em temperaturas marginais, o que viria a tomar ainda pior a qualidade do produto, com reflexos altamente deletérios na fabricação dos derivados. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivos avaliar a qualidade do leite dos produtores que já o resfriam, bem como a influência da implantação da nova Portaria sobre a qualidade do leite produzido na região de Pardinho - SP, especialmente sobre aquele originário de pequenos produtores que não resfriavam o produto até então. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)