Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao dos receptores vaniloides (trpv1) nas reacoes defensivas mediadas pela substancia cinzenta periaquedutal dorsolateral.

Processo: 06/61687-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Francisco Silveira Guimaraes
Beneficiário:Ana Luisa Bernardes Terzian
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Labirinto em cruz elevado   Ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Labirinto Em Cruz Elevado | Receptores Vaniloides

Resumo

A capsaicina é o principal e mais irritante constituinte da popularmente conhecida pimenta vermelha. Possui diversos efeitos biológicos principalmente na dor, hiperalgesia e inflamação, os quais são decorrentes principalmente devido à ativação dos receptores TRPV1. Os TRPV1 são altamente expressos nas fibras aferentes primárias de pequeno diâmetro, porém também estão presentes em diversas estruturas do sistema nervoso central (SNC), tais como córtex pré-frontal, amígdala, hipotálamo e substância cinzenta periaquedutal (SCP). Agonistas e antagonistas dos TRPV1 são capazes de induzir várias respostas fisiológicas no SNC, mas seus efeitos sobre as respostas comporta mentais ainda são pouco explorados. A administração sistêmica de um agonista vanilóide induziu efeito do tipo ansiogênico no modelo do Labirinto em Cruz Elevado (LCE), sugerindo o envolvimento do sistema vanilóide na elaboração das respostas relacionadas com ansiedade. Uma vez que a porção doroslateral da SCP (SCPdl) participa na modulação de comportamentos relacionados à ansiedade e os receptores TRPV1 estão presentes nessa região, o objetivo do presente trabalho é testar a hipótese de que a administração de capsaicina (agonista de receptores TRPV1) ou capsazepina (antagonista de receptores TRPV1), intra-SCPdl, promoverá efeito tipo ansiolítico e ansiogênico respectivamente no LCE.? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)