Busca avançada
Ano de início
Entree

Salas de atendimento a portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino de sao paulo: caracterizacao e avaliacao do atendimento.

Processo: 05/50235-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rosângela Gavioli Prieto
Beneficiário:Janaina Goncalves dos Santos Motta
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Sistemas | Educacao Especial | Municipio De Sao Paulo | Politica Educacional | Sala De Recursos

Resumo

De acordo com o Decreto n° 33.891, de 16 de Dezembro de 1993, da Prefeitura Municipal de São Paulo, a partir de 1994 é implantada uma política de atendimento integrado à escola comum de alunos que demandam educação especial. O objeto do presente estudo é essa política, cujos serviços educacionais especiais, situados em escolas da rede municipal, se traduzem em duas modalidades de atendimento: os alunos poderão ser matriculados em classe comum, sendo-lhes oferecido apoio educacional complementar no que é denominado Sala de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais (SAPNE), ou exclusivamente nessa Sala. Considerando que integração pressupõe não a mera abertura para as crianças com deficiência freqüentar as classes comuns, mas a criação de condições para que ocorra sua participação efetiva no contexto escolar, este estudo pretende: 1. Caracterizar o processo de instalação e de funcionamento das SAPNEs; 2. Confrontar as condições de seu funcionamento com os objetivos previstos na sua normatização; 3. Delinear o perfil dos professores que atuam nessas salas suas expectativas e sugestões de mudanças para aprimorar o atendimento; 4. Analisar as potencialidades das SAPNEs no sentido de efetivamente contribuírem para o desenvolvimento do aluno no seu processo de escolarização e para sua integração escolar e à sociedade. Prevê-se a realização de entrevista e a aplicação de questionário com seus professores para coletar informações que permitam caracterizar e analisar o atendimento prestado pelas SAPNES. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)