Busca avançada
Ano de início
Entree

Spirulina platensis crescendo em meio com uso simultaneo de nitrato de potassio e ureia como fontes de nitrogenio: avaliacao das velocidades de crescimento e produtividades.

Processo: 06/51112-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:João Carlos Monteiro de Carvalho
Beneficiário:Bruno Brandao Folino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nitrato de potássio   Biomassa microbiana   Proteína microbiana   Ureia   Spirulina platensis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomassa Microbiana | Nitrato De Potassio | Proteina Microbiana | Spirulina Platensis | Ureia

Resumo

A microalga Spirulina ptatensis, que possui alto teor de proteína, vem sendo cultivada fotoautoreoficamente para produção de biomassa microbiana. Embora as fontes convencionais de nitrogênio utilizadas para a produção de Spinihna sejam os nitratos, há a possibilidade do emprego de fontes alternativas, como a uréia, utilizando o processo descontínuo alimentado, com diminuição do custo de produção. No entanto, o uso exclusivo de uréia, em função de sua hidrólise no meio de cultivo e consequente perda de amônia, pode levar as células a crescerem por determinados períodos sob carência da fonte de nitrogênio, com possível diminuição da velocidade de crescimento celular, uma vez que esta fonte pode ser adicionada em grandes quantidades devido à toxicidade da amônia proveniente de sua hidrólise. Este trabalho tem como objetivo verificar se a adição de nitrato de potássio em cultivo realizados com uréia podem levar a processos com maiores velocidades de crescimento, bem como velocidades específicas de crescimento, no decorrer do cultivo, que poderiam levar a uma maior produtividade final do sistema. Estas velocidades serão verificadas em diferentes proporções entre as concentrações iniciais de nitrato de potássio e uréia, bem como em cultivos realizados somente com uréia como fonte de nitrogênio, de acordo com um planejamento experimental fatorial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)