Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de modelos de distribuicao geografica e sua aplicacao para prever a ocorrencia da especie endemica da mata atlantica cebus xanthosternos.

Processo: 03/13813-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Paulo Inácio de Knegt López de Prado
Beneficiário:Mariana de Oliveira Portella
Instituição Sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Modelos | Cebus Xanthosternos | Conservacao | Modelos De Distribuicao

Resumo

Este trabalho é uma análise comparativa de alguns modelos de previsão de distribuição geográfica. Os objetivos são dois: comparar quantitativamente a acurácia de diferentes modelos de distribuição, e compor mapas de distribuição potencial de Cebus xanthosternos, uma espécie de primata ameaçada e endêmica da Mata Atlântica do Sul da Bahia. A partir de pontos empíricos de ocorrência de uma espécie é possível propor hipóteses de sua distribuição geográfica. Em geral, isso é feito com dados secundários, obtidos de coleções científicas e da literatura. De acordo com as premissas consideradas para a construção da hipótese de distribuição, os dados/pontos podem ser utilizados de diversas maneiras. Neste trabalho serão criadas diferentes hipóteses de distribuição, utilizando-se cinco tipos de modelos, e registros de ocorrência obtidos da literatura. Em seguida, as hipóteses serão avaliadas por um conjunto de dados independentes e homogêneos, coletados recentemente de maneira padronizada para o plano de manejo da espécie. Os modelos foram escolhidos para representar uma gradação de complexidade, indo da simples extrapolação de pontos de ocorrência para áreas vizinhas, a estimativas da probabilidade de ocorrência em função de variáveis ambientais. As hipóteses serão avaliadas por meio de suas taxas de presenças e ausências corretamente previstas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)