Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulacao epigenetica da expressao de receptores de estrogeno por farmacos moduladores destes receptores em diferentes celulas e tecidos alvos.

Processo: 07/59931-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Catarina Segreti Porto
Beneficiário:Letícia Abigail de Moura Martins
Instituição Sede: Instituto Nacional de Farmacologia (INFAR). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores de estrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Do Cancer Mamario | Metilacao Dna | Receptores De Estrogeno | 17Beta-Estradiol

Resumo

Os estrógenos regulam vários processos fisiológicos, incluindo proliferação, diferenciação e crescimento celular, e função de órgãos dos sistemas reprodutor masculino e feminino. Além disso, estão envolvidos no câncer prostático e mamário. A presença dos receptores de estrógeno ERalfa e ERbeta tem sido mostrada em dúctulos eferentes, epidídimo e próstata e em células do câncer mamário. Recentemente, nosso laboratório mostrou a presença do RNA mensageiro para o GPR30 nesses órgãos do sistema reprodutor masculino. A regulação da expressão destes receptores pelo estrógeno, moduladores seletivos dos receptores estrogênicos e antiestrógeno ainda não está completamente elucidada. Alguns estudos têm mostrado a regulação dos ERs por metilação em diferentes tecidos. Outros fatores também podem estar envolvidos, incluindo, regulação da transcrição e pós-transcricional. Por exemplo, a análise da região promotora do gene para o ERalfa tem mostrado que há vários sítios de ligação para fatores de transcrição e elementos regulatórios, incluindo Sp1, AP-1, Oct-1 e AP-4/MyoD, que poderiam ter um papel na regulação da expressão do ERalfa. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar as alterações no padrão de metilação dos promotores dos genes que codificam os receptores de estrógeno (ERalfa, ERbeta e GPR30) em órgãos do sistema reprodutor masculino pelo tratamento de ratos com o antiestrógeno fulvestranto (ICI 182,780) e em cultura de células do câncer mamário pelo tratamento com 17beta-estradiol, tamoxifeno e fulvestranto. O entendimento da regulação da expressão dos receptores de estrógeno poderá ser importante para direcionar os estudos da (in)fertilidade masculina, do câncer prostático e do câncer mamário e da resistência ao tratamento com os moduladores de receptores de estrógeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)