Busca avançada
Ano de início
Entree

Atlas Global do Investimento Direto Externo Brasileiro e Estratégias de Internacionalização das Empresas Brasileiras.

Processo: 08/09163-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Desenvolvimento
Pesquisador responsável:Glauco Antonio Truzzi Arbix
Beneficiário:Luiz Carlos Zalaf Caseiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Internacionalização de empresas   Inovação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atlas das multinacionais brasileiras | Inovação | Internacionalização de empresas | Multinacionais de países emergentes | Novas estratégias de desenvolvimento | Políticas públicas e globalização de empresas | Formação das Empresas Multinacionais Brasileiras

Resumo

Partindo do pressuposto que a internacionalização das empresas brasileiras é benéfica para o país, a pesquisa tem dois objetivos básicos: (i) construir um Atlas da internacionalização das empresas brasileiras nos últimos 15 anos e (ii) identificar as linhas estratégicas dominantes que determinam a internacionalização das empresas brasileiras. O Atlas compreenderá a identificação de cinqüenta multinacionais do país; a determinação da localização espacial de cada empresa, do volume de Investimento Direto Externo realizado, e das características vantajosas, para as empresas, dos mercados-alvo escolhidos. A identificação das estratégias dominantes do empresariado brasileiro será feita pela leitura de estudos de caso e entrevistas com dirigentes de empresas brasileiras que utilizam diferentes estratégias de internacionalização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)