Busca avançada
Ano de início
Entree

Crime e suicídio nas fazendas cafeeiras em São Carlos do Pinhal (1869-1888)

Processo: 01/06427-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Pesquisador responsável:Maria Aparecida de Moraes Silva
Beneficiário:Janaina Dias
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Crime   Suicídio   Escravos   Fazendas   Relações étnicas e raciais   História oral   Violência (criminologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escravidao E Agricultura | Leis E Resistencia Escrava | Resistencia Dos Escravos

Resumo

Este trabalho pretende a análise da resistência dos escravos, por meio de crimes e suicídios ocorridos em São Carlos do Pinhal no período de 1869 a 1888, às difíceis condições a que foram submetidos com a intensificação e o aumento do controle na organização do trabalho nas fazendas ocorridos neste período. E, ainda, a análise da contribuição dessa resistência para as transformações sociais locais e produção de uma ideologia que negará aos futuros libertos a condição de cidadãos com direitos e liberdades reais. Visa-se ainda, a análise de um caso de linchamento de um negro recém liberto que figura como réu de um crime de roubo, violência e ferimentos graves contra uma mulher branca que possibilita a análise do quadro social em que estava inserido o negro após a abolição, em São Carlos do Pinhal. Este caso poderá se constituir num paradigma para a gestação da ideologia e dos preconceitos em relação aos negros, sobretudo, frente aos trabalhadores brancos imigrantes. Objetiva-se, por fim, por meio da confluência da história e da sociologia, contribuir para a compreensão da segmentação do mercado de trabalho rural a partir da abolição com a ênfase nas questões étnico-raciais. A metodologia será baseada nos documentos encontrados nos Arquivos, principalmente, os autos criminais, e, também na história oral com descendentes de escravos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)