Busca avançada
Ano de início
Entree

Formacao de classes equivalentes de estimulos e o ensino de leitura: proposta de ampliacao do paradigma a partir de discriminacoes simples com uso de reforcamento especifico para classe.

Processo: 06/60660-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Laura Zamot Rabelo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discriminacoes Simples | Equivalencia De Estimulos | Leitura | Reforcamento Especifico

Resumo

O paradigma de equivalência de estímulos tem sido utilizado como uma proposta operacional para investigação empírica da formação de relações simbólicas, inclusive a leitura. Os procedimentos de treino utilizados tipicamente se baseiam em discriminações condicionais, com apresentação do estímulo modelo controlando a escolha de um estímulo de comparação. Propostas para ampliação do paradigma de equivalência de estímulos a fim de ampliar o seu potencial empírico e tecnológico têm sido realizadas por diferentes pesquisadores da área. Uma das propostas mais pertinentes atualmente é o uso de procedimentos de treino baseados em discriminações simples e não condicionais. Considerando também que o reforçamento utilizado faça parte da classe de estímulos equivalentes, como tem sido mostrado por diversos pesquisadores, o uso de reforçamento diferente e específico para cada classe treinada pode auxiliar na emergência de classes não treinadas. O presente projeto pretende investigar o potencial empírico e tecnológico dos treinos de discriminação simples com o uso de reforçadores específicos e diferenciais para cada classe para a formação de classes de estímulos equivalentes entre figuras, palavras faladas e palavras impressas. Os dados obtidos a partir do presente projeto poderão auxiliar na proposição de novos procedimentos de ensino, mais simples e rápidos, para crianças com dificuldades na aquisição de leitura, além de disponibilizar elementos novos acerca do processo básico de aquisição de relações simbólicas, mais especificamente da leitura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)