Busca avançada
Ano de início
Entree

Disfunção temporomandibular e qualidade de vida em mulheres disfônicas

Processo: 08/05373-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Giédre Berretin-Felix
Beneficiário:Tatiane Cristina Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Disfunção temporomandibular   Voz   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disfunção Temporomandibular | Qualidade De Vida | voz | Dor e Disfunção Temporomandibular

Resumo

Em casos de disfonia a voz não consegue cumprir seu papel básico de transmissão da mensagem verbal e emocional de um indivíduo. Por outro lado, disfunções temporomandibulares (DTMs) resultam do funcionamento anormal da musculatura mastigatória, da articulação temporomandibular (ATM), estruturas associadas ou ambas. Tendo em vista que vários estudos têm sido realizados com o propósito de compreender a relação entre a condição emocional e quadros de disfonia e DTM, porém raramente os trabalhos abordam indivíduos que apresentam ambas as condições, o presente projeto tem por objetivos: verificar se mulheres com disfonia apresentam maiores índices de DTM do que mulheres sem disfonia; verificar qual a participação dessas desordens na qualidade de vida; correlacionar severidade de DTM e da disfonia. Serão selecionadas 60 mulheres, entre 20 e 40 anos de idade. Elas serão divididas em 2 grupos de 30 cada um. O Grupo I: pacientes da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru que apresentam disfonia; o Grupo II: mulheres sem disfonia provenientes da comunidade de Bauru. Todas as mulheres selecionadas serão submetidas à investigação da qualidade de vida voltada a aspectos odontológicos e fonoaudiológicos, por meio da aplicação dos questionários Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14) e de qualidade de vida em voz (QVV). Também será aplicado o questionário anamnésico voltado à classificação da severidade da DTM e realizada avaliação fonoaudiológica relacionada à qualidade vocal por meio da aplicação da escala GRBAS e, por fim, avaliação odontológica, no que diz respeito à condição de saúde bucal.Os resultados obtidos serão anotados em planilha de dados Excel para posterior análise estatística.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TATIANE CRISTINA PEREIRA; ALCIONE GHEDINI BRASOLOTTO; PAULO CÉSAR CONTI; GIÉDRE BERRETIN-FELIX. Temporomandibular disorders, voice and oral quality of life in women. Journal of Applied Oral Science, v. 17, p. 50-56, . (08/05373-1)