Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de uma técnica quantitativa de análise de imagem para avaliação do teste do cometa corado pela prata

Processo: 07/56371-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Hélio Amante Miot
Beneficiário:Gabrielli Brianezi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Genotoxicidade   Ensaio cometa   Análise de imagens   Análise quantitativa

Resumo

O teste do cometa é um método de análise de dano no DNA amplamente utilizado para quantificar danos oxídativos e crosslinks de DNA, apoptose e a genotoxicidade de substâncias químicas como produtos químicos, farmacêuticos, agroquímicos, entre outros. A técnica é sensível para detectar lesões em fita simples de DNA, lesões de sítios alcalinos lábeis e locais de reparos incompletos e se baseia na migração de fragmentos de DNA em microeletroforese, o DNA migra para o ânodo formando uma "cauda", e a imagem formada tem a aparência de um cometa. As lâminas podem ser coradas com fluorescência ou ainda pela prata, tendo diferenças somente no tipo de microscópio utilizado para a análise e pela possibilidade de armazenamento das lâminas, sendo a primeira de um método de coloração com maiores dificuldades de realização. A análise das imagens pode ser realizada de maneira visual, porém há a desvantagem da subjetividade dos resultados, o que pode ser minimizado por um método de análise digital. Esse sistema é estudado neste trabalho com o objetivo de realizar a validação da análise digital tomando-o um método com maior reprodutibilidade, minimizando a variabilidade e imprecisão decorrente da análise subjetiva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELLI BRIANEZI; JOÃO LAURO VIANA DE CAMARGO; HÉLIO AMANTE MIOT. Desenvolvimento e validação de técnica quantitativa de análise de imagem para avaliação do teste do cometa corado pela prata. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 45, n. 4, p. -, Ago. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.