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Avaliação fonoaudiológica nos indivíduos com histórico familiar de dificuldade no aprendizado da leitura e da escrita

Processo: 99/12830-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Laura Giotto Cavalheiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da leitura   Escrita   Transtornos de aprendizagem   Avaliação fonoaudiológica   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Fonoaudiologia | Fonologia | Genetical

Resumo

A comunicação gráfica é uma das modalidades da comunicação humana. Dificuldades na aquisição desta capacidade podem interferir significativamente no desempenho das habilidades comunicativas e gerar transtornos na vida escolar e social do indivíduo. Sabe-se que a linguagem escrita para o seu desenvolvimento depende de fatores neurológicos, genéticos, emocionais e sócio-familiares. O objetivo da presente pesquisa é avaliará linguagem escrita de 20 famílias, com indivíduos com histórico de dificuldade no aprendizado da leitura e escrita. Os sujeitos das famílias, selecionados por meio de anamnese e avaliados, serão os membros (irmãos ou primos) matriculados nas séries iniciais(até 4 série), na rede pública, Estadual e Municipal, da cidade de Marília-SP. Para efetivar esta pesquisa serão utilizados os seguintes procedimentos: anamnese contendo informações familiares e escolares para identificação das queixas e dos membros com dificuldades semelhantes, avaliação fonoaudiológica clínica: Habilidades comunicativas, aspectos fonológicos, leitura e escrita ( nível de leitura, velocidade de leitura oral e silenciosa, prova de leitura e escrita (Pinheiro, 1994), composta por leitura oral e escrita sob ditado, teste de desempenho escolar (TDE), prova de consciência fonológica (PCF) e aplicação do teste de Illinois da Habilidades Psicolingüísticas (ITPA). Os resultados serão analisados e discutidos qualitativamente e quantitativamente com tratamento estatístico, com os respectivos heredogramas. (AU)

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