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Caracterização da linguagem de crianças adotivas

Processo: 98/15836-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Célia Maria Giacheti
Beneficiário:Thaís Helena Machado
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Desenvolvimento da linguagem   Transtornos da linguagem   Linguagem oral   Linguagem escrita   Filho adotivo   Marília (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adocao | Aprendizagem | Avaliacao Fonoaudiologico | Diagnostico Fonoaudiologico | Disturbio Da Comunicacao | Linguagem

Resumo

Os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem dependem de fatores neurológicos, genéticos, emocionais e sócio- familiares. Intercorrências durante esse processo podem ocasionar alterações na linguagem/aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa é caracterizar a linguagem, nas suas modalidades oral e escrita em crianças adotivas, que freqüentam da segunda à quarta série das Escolas Estaduais e Municipais de Marília, com idade máxima de dez anos e onze meses, e sem problemas auditivos e visuais. Para efetivar esta caracterização serão utilizados os seguintes procedimentos: avaliação fonoaudiológica clínica (habilidade comunicativa, fonoarticulação, leitura e escrita), aplicação do Teste Illinois de Habilidades Psicolinguísticas e da Prova de Consciência Fonológica. Os resultados serão analisados e discutidos, qualitativa e quantitativamente, com tratamento estatístico. (AU)

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