Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Marília nas linhas de pesquisa "Ensino: abordagem técnico-pedagógica" e "Abordagens pedagógicas no ensino de linguagens" (1988-2008)

Processo: 09/17224-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Janaina Gênova Bigheti
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Pós-graduação   Comunicação acadêmica   Ensino e aprendizagem   Pesquisa científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Ensino - aprendizagem | Linhas de pesquisa | pesquisa histórica | Produção acadêmico - científica | Teses e Dissertações | Ensino aprendizagem

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do projeto integrado de pesquisa denominado "A produção acadêmica sobre formação de professores na Pós-Graduação em Educação da Unesp-Marília (1988-2008)". Tal projeto de pesquisa tem como objetivo geral sistematizar e analisar as teses e dissertações produzidas, entre 1988 e 2008, nas linhas de pesquisa "Ensino: abordagem técnico-pedagógica" e "Abordagens pedagógicas no ensino de linguagens", da área "Ensino na Educação Brasileira", do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-Unesp/Marília. Tal formulação se originou considerando-se que nas linhas mencionadas, linhas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC-Unesp/Marília, materializaram-se mais diretamente, os objetivos primeiros desse Programa de priorizar-se as investigações sobre o ensino e a didática, e, portanto, trata-se de linhas criadas com o objetivo de "vinculação do conhecimento sistematizado disponível às peculiaridades da escola pública no Brasil. Investigação de soluções aplicáveis aos problemas de sala de aula de organização da escola. Daí a formulação deste projeto de pesquisa de iniciação científica, documental, quanto às fontes, e de abordagem histórica. O método de análise será o dos "aspectos da configuração textual", segundo Magnani (1993;1997)/Mortatti (2000), baseado nos procedimentos de localização, reunião, seleção, ordenação e análise do corpus documental. Acreditamos que pesquisas que buscam sistematizar e analisar aspectos da história de cada um dos programas, no seu conjunto, constituem o que se pode chamar de história da pós-graduação no Brasil. A vocação e identidade deles, sua diversidade nas várias regiões e até mesmo dentro de uma região, a avaliação da trajetória pregressa e da evolução de cada um e seu contexto institucional, bem como as suas perspectivas de trajetória futura, concorrem para essa história. Ainda, trata-se de projeto de pesquisa que se acredita que irá permitir à jovem pesquisadora maior dedicação à atividade de pesquisa, possibilitando-lhe o aprimoramento de sua formação na graduação, sendo também uma preparação para a pós-graduação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)