Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação APRI na obesidade mórbida antes e após cirurgia bariátrica

Processo: 10/09441-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Roberto de Cleva
Beneficiário:Milton Roberto Furst Crenitte
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade mórbida   Fibrose hepática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esteatose hepática não alcoólica | fibrose hepática | Índice APRI | Obesidade mórbida | Cirurgia do Aparelho Digestivo

Resumo

Na evolução da obesidade sabe-se que a doença hepática gordurosa não alcoólica é uma das possíveis complicações. Para avaliar o grau de infiltração gordurosa e de fibrose hepática, o padrão-ouro é a biópsia hepática, procedimento invasivo associado a complicações. Por isso, há a tendência de se identificar marcadores não invasivos para avaliação da progressão da doença em pacientes com Doença Hepática Crônica. Em 2003 o índice APRI (relação entre aspartatoaminotrasferase/plaquetas) foi validado para quantificar o grau de fibrose hepática em pacientes portadores de Hepatite C. Porém, são escassos os estudos avaliando essa variável na população de obesos mórbidos. No presente estudo serão avaliados 200 pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica no Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, através de um coorte retrospectivo com a análise dos seus prontuários eletrônicos. O perfil laboratorial desses pacientes incluirá análise de Colesterol total e frações, Triglicérides, Glicemia e insulinemia de jejum, enzimas hepáticas (AST, ALT, GAMA GT, FOSFATASE ALCALINA) e das plaquetas antes e 1 ano após cirurgia bariátrica. E posteriormente será calculado o índice apri, sendo relacionado com a ultrassonografia abdominal (quando houver), na avaliação do grau de fibrose e de infiltração gordurosa hepáticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CLEVA, ROBERTO; DUARTE, LIVIO FIOLO; FURST CRENITTE, MILTON ROBERTO; MARQUES DE OLIVEIRA, CLAUDIA PINTO; PAJECKI, DENIS; SANTO, MARCO AURELIO. Use of noninvasive markers to predict advanced fibrosis/cirrhosis in severe obesity. Surgery for Obesity and Related Diseases, v. 12, n. 4, p. 862-867, . (10/09441-1)