Busca avançada
Ano de início
Entree

Perda auditiva unilateral: benefício e satisfação com o uso do AASI

Processo: 09/00768-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
Beneficiário:Maria Renata José
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Auxiliares de audição   Aparelho de amplificação sonora individual   Perda auditiva unilateral   Satisfação do paciente

Resumo

A perda auditiva unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em apenas um ouvido e ocorre, predominantemente, no sexo masculino, podendo apresentar como etiologias a caxumba, ototoxicidade, meningite, PAIR, catapora, traumatismo cranioencefálico e de causa indefinida. Em presença de ruído ambiental, indivíduos com perda unilateral encontram maiores dificuldades que as ouvintes normais para compreender a fala, além disso, a localização espacial das fontes sonoras fica comprometida. Os problemas acometidos pela privação sensorial podem ser minimizados com o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). Existem vários instrumentos para avaliar o nível de satisfação e o benefício do usuário de AASI. Devido à escassez de pesquisas referentes a perda auditiva unilateral, a proposta deste trabalho é mensurar de maneira objetiva e subjetiva o benefício e a satisfação de indivíduos usuários de AASI unilateral. Método: o trabalho será desenvolvido na Clínica de Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP Bauru, a casuística será composta por 30 indivíduos diagnosticados com perda auditiva unilateral, com faixa etária de 15 a 60 anos de idade, usuários de AASI de maneira efetiva há mais de seis (6) meses. Neste estudo será utilizado o Questionário Internacional de Resultados para Aparelhos de Amplificação Sonora (International Outcome Inventory for Hearing Aids - IOI-HA) desenvolvido como produto de um workshop internacional sobre medidas de autoavaliação em reabilitação auditiva (Cox 2000, 2002). Para avaliação objetiva do benefício serão realizadas medidas de ganho de inserção, sendo esta uma medida acústica determinada pelo registro do nível de pressão sonora no meato acústico externo sem e com AASI. Para elaboração dos resultados serão utilizados testes estatísticos pertinentes ao objetivo proposto no estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA RENATA JOSÉ; PATRÍCIA DANIELI CAMPOS; MARIA FERNANDA CAPOANI GARCIA MONDELLI. Unilateral hearing loss: benefits and satisfaction from the use of hearing aids. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 77, n. 2, p. 221-228, Abr. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.