Busca avançada
Ano de início
Entree

Infecção, colonização e reprodução de Colletotrichum acutatum, agente causal da podridão floral do citros e da antracnose do limão Galego.

Processo: 10/10202-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Nelson Sidnei Massola Júnior
Beneficiário:Isabela Najm Barbeiro
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Antracnose   Sinais e sintomas   Fitopatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antracnose | folhas de citros | sintomas | Fitopatologia

Resumo

Colletotrichum acutatum causa duas diferentes doenças em citros: podridão floral dos citros (PFC) e antracnose do limoeiro galego (KLA). PFC é restrita às flores de laranja doce e outros citros, provocando sintoma de necrose na pétala, amarelecimento e queda do fruto e formação de cálice persistente. KLA causa doença nas folhas, ramos, flores e frutos de limão galego, o sintoma caracteriza-se por apresentar lesão necrótica e queima do tecido jovem. No entanto, em ensaios preliminares, realizados na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", foi observado pequenas lesões em folhas de laranja doce. Dessa forma, o objetivo do estudo é observar a infecção, colonização e reprodução de dois isolados de Colletotrichum acutatum, em mudas e em folhas de laranja 'Valencia' e limão 'Galego' com três diferentes idades. Para isso, os estudos serão realizados com o auxílio de Microscópio de Luz e Microscópio Eletrônico de Varredura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)