Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise teórica do ensaio de diluição limitante, com aplicação do modelo para a avaliação da resposta imune ao c-erbB-2 em indivíduos portadores de neoplasia de mama

Processo: 97/10492-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 17 de maio de 1998
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:José Guilherme de Souza Chaui Mattos Berlinck
Beneficiário:José Guilherme de Souza Chaui Mattos Berlinck
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:C-Erb-B-2 | Ensaio De Diluicao Limitante | Metodos Estaticos | Neoplasia De Mama | Propagacao De Erro | Til-B

Resumo

A estimativa de frequência de células respondedoras numa determinada população celular é feita, habitualmente, através de ensaio de diluição limitante. A análise dos dados assim gerados é objeto de discussão quanto ao método estatístico adequado para tal, com o uso da regressão linear sendo, repetidamente, dado como inapropriado. Entretanto, numa breve revisão da literatura recente, encontramos o uso desse método em mais de 50% dos casos. Paralelamente, uma explicação causal da inadequação da regressão linear nunca foi, de fato, apresentada. Portanto, uma avaliação desse método estatístico simples e atrativo (e inadequadamente empregado) quanto a uma possível validação é importante. Mais ainda, a análise da propagação de erro dentro do ensaio da diluição limitante é algo nunca apresentado, apesar da relevância óbvia disso para a análise dos dados. Finalmente, o estudo de estatísticas alternativas à diluição limitante para aplicação em populações amostrais reduzidas pode significar uma melhoria metodológica sensível, seja em precisão, seja em simplificação experimental. Dessa forma, nos propomos a estudar a possibilidade de se validar o uso da regressão linear nos ensaios de diluição limitante, bem como o uso de estatísticas alternativas em populações amostrais pequenas, e a analisar a propagação de erro dentro do método. Posteriormente, a aplicação empírica dos modelos criados será feita, tendo como pano-de-fundo a avaliação da resposta imune à super-expressão de um oncogene, o c-erbB-2. Recentemente, em neoplasias de mama, foi descrito que a super-expressão do c-erbB-2 está associada a uma ausência de resposta humoral contra a linhagem SK-BR-3 (que expressa c-erbB-2) por parte dos linfócitos B infiltrantes da massa tumoral. Essa constatação toma-se relevante por evidenciar uma seleção de células tumorais no micro-ambiente da massa tumoral. Dessa maneira, o estudo da interação entre expressão de c-erbB-2 e a resposta humoral dos portadores de neoplasias apresenta interesse por abordar tanto o aspecto fisiopatológico dessas doenças quanto novas possibilidades terapêuticas, uma vez que a super-expressão do oncogene c-erbB-2 é um fator de mau prognóstico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
J.G. CHAUI-BERLINCK; J.A.M. BARBUTO. A priori estimation of accuracy and of the number of wells to be employed in limiting dilution assays. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 33, n. 8, p. 937-947, . (97/10492-3)