Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da variabilidade do Atlântico Sul e tropical no clima do nordeste brasileiro em anos de El Niño

Processo: 08/01565-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 16 de setembro de 2008
Vigência (Término): 15 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Regina Rodrigues Rodrigues
Beneficiário:Regina Rodrigues Rodrigues
Anfitrião: Reindert Julius Haarsma
Instituição-sede: Pessoa Física
Local de pesquisa : Royal Netherlands Meteorological Institute, Holanda  
Assunto(s):Interação do oceano com a atmosfera   Precipitação atmosférica   Atlântico Sul   Temperatura da superfície do mar   El Niño   Nordeste   Brasil   Mudança climática

Resumo

O papel da variabilidade do Atlântico Tropical e Sul na precipitação do Nordeste brasileiro (NE) para melhorar o potencial de sua previsão tem sido o objetivo principal da pesquisa de pós-doutorado da Dra. Regina R. Rodrigues financiada pela FAPESP (Processo # 2007/03279-5). Este trabalho também é parte de um programa colaborativo entre o IOUSP (Dr. Edmo Campos) e KNMI (Dr. Reindert Haarsma) que já vem sendo financiado pela FAPESP desde 2001 (Processos: 2001/10965-6, 2004/01850-9, 2005/04315-0, e 2006/03949-8). Precipitação no NE está associada com a posição da Zona de Convergência Intertropical (ITCZ), que por sua vez está intimamente ligada ao movimento meridional do gradiente de anomalias de temperatura da superfície do mar (TSM) no Atlântico Tropical. Sabe-se que anos de secas severas coincidem com anos em que a TSM no Pacífico equatorial está anormalmente quente (anos de El Niño), sugerindo que anomalias de TSM no Pacífico são importantes na determinação de precipitação no NE. Entretanto, a precipitação no NE nem sempre é abaixo da média em anos de El Niño. Análise preliminar de dados sugere que a resposta da precipitação no NE ao fenômeno El Niño é determinada pelo pré-condicionamento das anomalias de TSM no Atlântico Sul e Tropical, que por sua vez podem ou não ser causadas pelo próprio El Niño através de telecomunicação atmosférica. Propõe-se então investigar os mecanismos que causam tais anomalias de TSM no Atlântico Sul e Tropical durante anos de El Niño, usando um modelo geral de circulação acoplado oceano-atmosfera (Speedy-MICOM) forçado com a variabilidade do El Niño. Além disso, resultados do experimento de previsão da língua de água fria, já desenvolvido pelo Dr. Haarsma no KNMI, devem ser analisados para checar se há capacidade de previsão neste modelo. O presente projeto está sendo submetido à FAPESP solicitando o financiamento da visita da Dra. Rodrigues ao KNMI nos meses de maio e junho de 2008. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, REGINA R.; HAARSMA, REINDERT J.; CAMPOS, EDMO J. D.; AMBRIZZI, TERCIO. The Impacts of Inter-El Nino Variability on the Tropical Atlantic and Northeast Brazil Climate. Journal of Climate, v. 24, n. 13, p. 3402-3422, JUL 2011. Citações Web of Science: 48.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.