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Experimentação e análise de contingências em situação natural no estudo da aprendizagem de relações entre estímulos arbitrários por bebês

Processo: 01/05178-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 23 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 22 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil
Beneficiário:Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil
Pesquisador Anfitrião: William J. Mcilvane
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Massachusetts Medical School (UMMS), Estados Unidos  
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Análise funcional   Bebês
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Funcional | Bebes | Contingencias | Controle De Estimulo | Experimentacao | Situacao Natural

Resumo

O presente trabalho tem por base as investigações realizadas no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicologia Experimental e da Educação Especial no sentido de buscar uma metodologia pertinente para avançar na compreensão da aquisição de desempenhos emergentes, sob o controle de estímulos, em uma abordagem comportamental. Busca-se definir procedimentos que articulem a pesquisa experimental e a análise de contingências em situação natural, de modo a investigar a aprendizagem de relações arbitrárias entre estímulos por bebês. Pretende-se 1- uma revisão acurada da literatura pertinente; 2- a avaliação dos procedimentos experimentais adotados nos estudos sobre o modelo de equivalência de estímulos, desenvolvido a partir de pesquisas realizadas com indivíduos moderada ou severamente. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THAIS PORLAN DE OLIVEIRA; MARIA STELLA C. DE ALCÂNTARA GIL. Condições experimentais facilitadoras para a aprendizagem de discriminação por bebês. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 5-18, . (01/05178-5)