Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos de ensino e de avaliacao de classes de estimulos equivalentes para populacoes com necessidades educativas especiais.

Processo: 97/12530-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 1998
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Lia Fernanda Sorrilha Gonsales
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Transferência de função   Educação especial

Resumo

Análise experimentais da emergência de classes de estímulos equivalentes têm ampliado os conhecimentos acerca de características de repertórios comportamentais emitidos em contingências de aprendizagem e alfabetização. O presente projeto objetiva investigar se, para populações com necessidades educativas especiais e com comprovadas deficiências no acompanhamento de propostas curriculares regulares de primeiro grau, o estabelecimento prévio do matching-to-sample de identidade generalizado (treino e teste) se constituiria em condição eficiente para: a) o ensino de relações condicionais arbitrárias; b) a emergência de classes de estímulos equivalentes; c) a transferência de funções de controle entre estímulos equivalentes; tanto no procedimento de matching-to-sample simultâneo, quanto no matching-to-sample com atraso. Os experimentos propostos contribuirão para uma melhor compreensão de variáveis de procedimento funcionalmente relacionadas com a emergência de rei ações de equivalência. (AU)