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Clientelismo de estado e política educacional brasileira

Processo: 95/04333-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 06 de dezembro de 1995
Data de Término da vigência: 05 de março de 1996
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Lucia Merces de Avelar
Beneficiário:Lucia Merces de Avelar
Pesquisador Anfitrião: Juan José Linz
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Yale University, Estados Unidos  
Assunto(s):Estado (política)   Política educacional   Democracia   Política social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clientelismo Politico | Democracia Politica | Democracia Social | Estado | Politica Educacional | Politicas Sociais

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar os parâmetros macro-estruturais da política educacional no Brasil das últimas décadas, tomando como ponto de partida o fato de que, como qualquer outra política, também a da educação é feita por atores políticos e uma tecno-burocracia característicos do modelo político-institucional instalado a partir dos anos 30 e aprofundado nos anos militares. Tal abordagem privilegiará n estudo dos mecanismos de funcionamento do Estado tendo como pressuposto o fato de que a relação estado/educação deve ser vista a partir de algumas regras básicas de funcionamento do sistema político. (AU)

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