Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicação de métodos imunoenzimáticos e moleculares para a detecção e caracterização de hantavírus e arenavírus e da resposta imune humoral associada em roedores na região nordeste do estado de São Paulo

Processo: 01/01044-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Aramis Augusto Pinto
Beneficiário:Ricardo Luiz Moro de Sousa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil

Resumo

As infecções por hantavírus e arenavírus têm obtido maior atenção por parte dos órgãos públicos competentes, em virtude das graves doenças associadas a esses agentes, as quais apresentam, em muitos casos, índices elevados de mortalidade. Exigências para uma melhor compreensão da epidemiologia, bem como da prevenção, da síndrome pulmonar por hantavírus e febres hemorrágicas por arenavírus tornaram-se constantes, no âmbito da saúde pública, particularmente devido ao potencial zoonótico dessas enfermidades, associadas a roedores da família Muridae, atuando como reservatórios. No Brasil, as investigações concernentes â etiologia e à epidemiologia das hantaviroses e arenaviroses ainda permanecem limitadas, apesar dos inúmeros casos ocorridos, muitos deles fatais, como verificado no Estado de São Paulo. Assim, enfocando-se o papel de diferentes espécies de roedores na epidemiologia dessas zoonoses virais e ressaltando-se a importância da identificação de potenciais reservatórios, o presente projeto visa o desenvolvimento e aplicação do método de BFL-ELISA para a detecção e quantificação de anticorpos contra hantavírus e arenavírus em soros de roedores da região nordeste do Estado de São Paulo, bem como a detecção e caracterização genômica de hantavírus e arenavírus, através das técnicas de RT-PCR e seqüenciamento genômico, em roedores soropositivos, procurando-se estabelecer relações filogenéticas com outros hantavírus e arenavírus já descritos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORO DE SOUSA, RICARDO LUIZ; MORELI, MARCOS LAZARO; BORGES, ALESSANDRA ABEL; CAMPOS, GELSE MAZZONI; LIVONESI, MARCIA CRISTINA; MORAES FIGUEIREDO, LUIZ TADEU; PINTO, ARAMIS AUGUSTO. Natural Host Relationships and Genetic Diversity of Rodent-Associated Hantaviruses in Southeastern Brazil. Intervirology, v. 51, n. 4, p. 299-310, 2008. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.