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O espaço da filosofia no currículo do ensino médio segundo a nova LDB: análise e reflexões

Processo: 98/03793-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Beneficiário:Dalton Jose Alves
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Legislação escolar   Política educacional   Ensino médio   Filosofia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Filosofia | Ensino Medio | Politica Educacional

Resumo

Acompanhamos há pouco tempo a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, sancionada em 20 de dezembro de 1996. Desde então, muitas análises e interpretações vêm sendo feitas dessa nova lei geral que passa a reger os destinos da educação em nosso país. Ao tomarmos contato com o texto da nova Lei chamou-nos a atenção, sobretudo, a parte que trata do ensino médio, em particular, o item sobre a Filosofia. Pois, segundo prescreve a nova LDB, ao final do ensino médio o educando deve demonstrar, dentre outras coisas, "domínio dos conhecimentos Filosóficos (...) necessários ao exercício da cidadania". Todavia, a Lei supracitada não deixa claro como isto se dará concretamente. Isto é, nos termos da Nova Lei não está explícita a necessidade da Filosofia ser uma disciplina do currículo. Na forma final que tomou a Lei 9.394/96 isto está em aberto. Surge, assim, a necessidade de se recolocar a questão do lugar da Filosofia na realidade educacional do ensino médio brasileiro. Deste modo, entendendo que toda opção curricular está fundada em determinada concepção de educação e projeto de sociedade, pretendemos analisar o processo de construção da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no sentido de verificar, fundamentalmente, que projeto de sociedade e visão do homem a permeia, para assim, compreender o modo como a Filosofia no ensino médio aparece na Lei e por que aparece deste modo e não de outro. Em outras palavras, é nosso objetivo no presente projeto de pesquisa, empreender uma análise histórico-crítica da perspectiva filosófica e político-pedagógica a partir da qual é elaborada a Nova LDB e, por conseguinte, mostrar a compreensão que se tem da Filosofia, neste processo, e de sua significação em um ambiente de educação. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Dalton José. O espaço da filosofia no curriculo do ensino medio a partir da nova LDB (Lei nº 9.394/96): analise e reflexões. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.