Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do mecanismo de estímulo da síntese do proteoglicano de heparam sulfato em células endoteliais, pela heparina.

Processo: 99/12955-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Helena Bonciani Nader
Beneficiário:Edvaldo da Silva Trindade
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/04624-9 - Atividades biológicas dos proteoglicanos, AP.TEM

Resumo

A heparina estimula de um modo específico, a síntese de proteoglicano composto por heparan sulfato (PGHS) e também altera a estrutura de suas cadeias de heparam sulfato, em células endoteliais. Drogas antitrombóticas, em geral, também apresentam o efeito estimulatório na síntese de PGHS. Diversos trabalhos sugerem a ligação da heparina a possíveis receptores presentes na superfície celular. Para caracterizar a ligação da heparina nas células endoteliais, a heparina foi marcada com biotina. A distribuição da heparina biotinilada na célula foi visualizada após a exposição da heparina biotinilada sendo sua presença revelada com estreptavidina conjugada com marcador fluorescente. Através da microscópia confocal, heparina foi detectada somente na matriz extracelular e não na superfície da célula. Utilizando concomitantemente, anticorpo específico para superfície celular, anti-sindecan, e heparina, observou-se que o anti-sindecan marcou a superfície, enquanto a heparina ligou somente na matriz extracelular. No entanto, quando a heparina foi adicionada à cultura e mantida over-night, ela foi internalizada. Os dados mostraram qge a heparina biotinilada mantém a capacidade de estimular a síntese de PGHS. Assim, o presente trabalho, tem por objetivo, o estudo do mecanismo pelo qual a heparina estimula a síntese de PGHS em células endoteliais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRINDADE, Edvaldo da Silva. Papel da matriz extracelular no estímulo da síntese do heparam sulfato antitrombótico promovido pela heparina em células endoteliais. 2004. 181 f. Tese de Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Escola Paulista de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.