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A representação social da mulher e a educação doméstica nas décadas de 1920-30

Processo: 99/00711-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1999
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Rosane Nunes Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Mulheres   Feminino   História
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Domestica | Educacao | Feminino | Genero | Historia | Representacao

Resumo

Nas últimas décadas, o campo da história preocupou-se em dar voz às mulheres. Mais recentemente, passou-se a buscar uma forma de ultrapassar a delimitação dos estudos constitutivos de uma História somente da mulher, produzindo-se trabalhos sob a perspectiva do gênero. Estas novas preocupações historiográficas possibilitaram a compreensão das práticas educativas dentro de contextos históricos e culturais singulares e constituidores de diversas representações de masculino e feminino. Dentro do universo escolar, destaquei a educação doméstica, enquanto ação efetiva e regulamentada, no âmbito da Reforma da Instrução Pública no Distrito Federal (1927-1930), promovida por Fernando de Azevedo. A presente proposta, parte das interligações existentes entre o universo masculino e o feminino da época, constituídas e materializadas nas práticas escolares em torno do ensino doméstico, enquanto definidoras de representações sociais de mulher, e busca identificar de que maneira as mulheres se apropriavam dos discursos em torno do feminino. (AU)

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