Busca avançada
Ano de início
Entree

Internalização de imunoglobulinas por células endoteliais na patogênese do processo inflamatório intersticial na leishmaniose visceral em hamster

Processo: 98/15414-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Hiro Goto
Beneficiário:Regiane Mathias
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmaniose visceral animal   Imunopatologia   Células endoteliais   Inflamação   Nefrite lúpica   Hamsters   Modelos animais

Resumo

Na leishmaniose visceral (LV) ocorre acometimento de órgãos ricos em sistema fagocítico mononuclear, principalmente o baço e o fígado, porém, as lesões intersticiais também são uma característica desta patologia atingindo órgãos como o rim, pulmão e fígado. A patogenia desta inflamação intersticial não é bem conhecida. Há estudos que sugerem mecanismo mediado por imunocomplexos, porém, não totalmente comprovado e controverso. Recentemente um outro mecanismo de lesão por ingestão de IgG por células endoteliais foi descrito em nefrite lúpica. Neste projeto propomos o estudo de um mecanismo semelhante na LV de hamster mediante a detecção de imunoglobulina em tecidos, imunodetecção por microscopia eletrônica e correlacionando com internalização 'in vitro' de imunoglobulinas de hamsteres infectados por células endoteliais em cultura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
R. MATHIAS; F.A.L. COSTA; H. GOTO. Detection of immunoglobulin G in the lung and liver of hamsters with visceral leishmaniasis. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 34, n. 4, p. 539-543, Abr. 2001.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATHIAS, Regiane. "Internalização de Imunoglobinas por Células Endoteliais do Fígado, Pulmão e Rim na Leishmaniose Visceral em Ramster".. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.