Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do potencial de desinfecção do filtro biológico de areia para posterior reuso na agricultura

Processo: 02/05253-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Básico
Pesquisador responsável:Bruno Coraucci Filho
Beneficiário:Alexandre Patto Kanegae
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Protozoa   Desinfecção   Helminthes   Filtros de areia

Resumo

Apenas 20% dos esgotos no Brasil recebem devido tratamento para posterior lançamento em corpos receptores ou para reuso. O filtro biológico de areia é uma alternativa para populações de pequeno porte, as quais podem reutilizar o efluente na agricultura. Protozoários e Helmintos são organismos responsáveis por doenças que podem ser veiculadas por meio hídrico, as quais infectam grande parte da população humana e animal. Com a diminuição do número de casos e o controle da transmissão, há uma maior segurança no que se refere ao consumo e ao reuso da água. O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial de remoção de patógenos no filtro biológico de areia, seguido da desinfecção que será realizada com a utilização de Cloro, raios Ultravioleta e Ozônio. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KANEGAE, Alexandre Patto. Remoção de helmintos e protozoarios em sistema de tratamento filtro anaerobio - filtro de areia visando uso agricola. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.