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Eleições e televisão: análise do jornal SP-TV e dos programas do horário gratuito de propaganda eleitoral no segundo turno das eleições ao Governo do Estado de São Paulo em 2002

Processo: 02/12622-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Rachel Meneguello
Beneficiário:Ingrid Ribeiro dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/02990-8 - Mídia, campanha eleitoral e comportamento político em São Paulo, AP.TEM
Assunto(s):Televisão   Programa de televisão   Meios de comunicação   Eleições (processo político)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Politico | Eleicoes | Midia | Televisao

Resumo

Este projeto pretende analisar a campanha eleitoral no segundo turno das eleições ao governo do estado de São Paulo em 2002 através da cobertura do telejornal regional SP-TV, no período de 14 de outubro de 2002 a 26 de outubro de 2002, e dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), no período de 14 de outubro de 2002 a 25 de outubro de 2002. O objetivo consiste em analisar a cobertura do telejornal regional SP-TV e os programas do HGPE através do conceito de enquadramentos. No primeiro caso, buscaremos investigar a atuação do telejornal em questão na apresentação das campanhas e das candidaturas no sentido de identificar os enquadramentos dos temas relativos ao processo eleitoral, dos candidatos e suas propostas realizado pela mídia (SP-TV). Em seguida, buscaremos analisar a apresentação das campanhas eleitorais pelos candidatos no HGPE visando identificar os enquadramentos da realidade política e dos temas-discutidos pelos candidatos. Por fim, a proposta deste projeto inclui o estabelecimento de relações entre os enquadramentos do telejornal SP-TV e dos candidatos. Isto significa entender como a mídia (no caso, o telejornal SP-TV) e os candidatos apresentam a campanha eleitoral para a sociedade, e qual o impacto da cobertura do telejornal nos programas do HGPE. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Ingrid Ribeiro dos. Campanha eleitoral na televisão: uma analise dos programas do horario gratuito de propaganda eleitoral e do telejornal SPTV no 2. turno das eleições ao governo do estado de São Paulo em 2002. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.