Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação cumulus e oócito no processo de morte celular programada durante a produção de embriões bovinos in vitro

Processo: 02/12365-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Flávio Vieira Meirelles
Beneficiário:Isabele Picada Emanuelli
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12351-3 - Transcrição e bloqueio embrionário em bovinos, AP.JP
Assunto(s):Embrião   Cumulus   Oócitos   Apoptose   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Bloqueio Embrionario | Bovino | Celulas Do Cumulus | Oocitos

Resumo

Sabe-se que a eficácia do sistema de produção de embriões in vitro é influenciada por diversos fatores, entre eles, a qualidade das células do cumulus e dos oócitos. Atualmente, vêm sendo estudado em camundongos, a influencia dos mecanismos de apoptose das células do cumulus sobre o desenvolvimento dos embriões durante o período de pré-implantação. Em bovinos, há poucos relatos descritos sobre a relação de apoptose entre células do cumulus e o oócito. Com propósito de elucidar alguns destes mecanismos, serão utilizados como modelo experimental 3 grupos de oócitos, segundo a classificação morfológica de Leibfried & First (1979): de qualidade 1, com cumulus completo; de qualidade 2, com cumulus parcial; e de qualidade 3, com cumulus expandido. Em cada um desses grupos, será analisada a freqüência de apoptose através da translocação da fosfatidilserina (Anexina V), o dano no DNA (ensaio cometa) e a expressão dos genes de Bax e Bcl-2 (RTPCR) tanto nas células do cumulus como nos oócitos. Nos embriões do 4º ciclo celular também será verificada a presença de mRNA para estes genes. Espera-se ao fim do projeto verificar a possível existência de uma relação de apoptose entre células do cumulus e o oócito, obtendo evidências do efeito desta interação sobre a competência do embrião em ultrapassar o bloqueio embrionário e desenvolver um blastocisto de boa qualidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EMANUELLI, Isabele Picada. Interação cumulus e oócito no processo de morte celular programada durante a produção de embriões bovinos in vitro. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.