Busca avançada
Ano de início
Entree

Preferência lúdica e jogos de regras: a relação entre o jogar certo e jogar bem

Processo: 97/14624-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1998
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Claudia Broetto Rossetti
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrategias | Jean Piaget | Jogos De Regras | Preferencia Ludica

Resumo

Tendo como base os principais estudos realizados, até o presente momento, sobre preferência lúdica entre crianças de diferentes idades, definição e classificação dos tipos de jogos e utilização de jogos de regras como instrumentos de análise dos processos cognitivos, o presente projeto de pesquisa tem como objetivos, em uma primeira etapa, investigar a influência da idade, do sexo e do nível sócio-econômico em relação à (a) preferência lúdica de crianças e adolescentes de uma população brasileira; (b) grau de prática dos jogos escolhidos como preferidos e (c) interdependência entre o jogo preferido e os "brinquedos" (objetos, instrumentos, etc.) mencionados pelos sujeitos. Participarão dessa etapa, 400 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, entrevistados a partir de um roteiro de entrevista sobre a preferência lúdica. Na segunda etapa da pesquisa, serão analisadas, de uma maneira sistemática, as estratégias utilizadas pelos sujeitos durante a prática de seus jogos de regras preferidos. Participarão dessa etapa todos aqueles sujeitos que, na etapa anterior, escolherem jogos de regras de mesa como seus preferidos. Para o tratamento dos dados da primeira etapa pretende-se utilizar um software que permita o tratamento estatístico dos dados, enquanto que na etapa seguinte a análise proposta será quantitativa, através do estabelecimento de categorias que permitam avaliar as ações e verbalizações dos sujeitos e, portanto, suas estratégias de jogo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSETTI, CLAUDIA BROETTO; SOUZA, MARIA THEREZA COSTA COELHO DE. Preferência lúdica de uma amostra de crianças e adolescentes da cidade de Vitória. Psicologia : teoria e prática, v. 7, n. 2, p. 87-114, . (97/14624-1)