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Processos de identificação na formação do sujeito-professor de língua materna: um estudo discursivo

Processo: 00/03531-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria José Rodrigues Faria Coracini
Beneficiário:Beatriz Maria Eckert-Hoff
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Formacao De Professores | Heterogeneidade | Historia Da Vida | Interdiscurso | Processos De Identificacao

Resumo

Objetivamos, com este projeto, lançar um olhar sobre o processo de formação do professor, por meio do estudo discursivo dos processos de identificação do professor de língua materna, e problematizar a tendência à homogeneização do sujeito e de sua formação. Para tanto, estamos coletando relatos de História de Vida de 14 professores de Língua Portuguesa da rede pública estadual. Partimos da hipótese de que o discurso do professor é atravessado por múltiplos dizeres que, ao lado das vozes provenientes de sua formação, vêm complexificar a constituição de sua identidade, de modo a não podermos vislumbrar senão momentos de identificação. Nosso estudo será guiado pela Análise de Discurso em interface com a Desconstrução e a Psicanálise, estabelecendo uma relação entre o lingüístico, o ideológico e o inconsciente, no que diz respeito à constituição do sujeito. Sem esquecer que o sujeito não é origem de seu dizer, procuraremos "desconstruir" os "fios" que tecem a trama de seu discurso, para, na relação inter e intradiscurso, capturar pontos emergentes do processo de identificação do professor de língua materna, e compreender como (desses pontos) irrompe a heterogeneidade. Queremos, com este estudo, abrir o espaço para a alteridade, para o estranhamento do outro, para deslocamentos que nos levem a compreender o professor em sua complexidade e subjetividade e, assim, (re)pensá-lo num processo contínuo de formação, sempre em construção. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ECKERT-HOFF, Beatriz Maria. O falar de si como (des)construção de identidades e subjetividades no processo de formação do sujeito-professor. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.