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Fronteiras da igualdade no acesso ao ensino superior: direito ou privilégio?

Processo: 00/04903-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Beneficiário:SABRINA MOEHLECKE
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acoes Afirmativas | Brasil/Estados Unidos | Democratizacao Do Acesso | Ensino Superior | Igualdade | Relacoes Raciais

Resumo

A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma revisão e análise crítica das teorias e discussões a respeito da noção moderna de igualdade, a partir defuma perspectiva normativa que enfatiza uma oposição entre universalistas e comunitaristas. Em seguida, busca refletir sobre a possível contribuição destas teorias ao debate acerca da democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, levando em conta sua não universalização e a tensão existente entre a defesa de uma política como a de ação afirmativa nesse nível de ensino e o valor de seleção baseado no mérito individual. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOEHLECKE, Sabrina. Fronteiras da igualdade no ensino superior: excelência & justiça racial. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.