Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de atividades de ensino sobre o conceito de gravidade a partir das concepções espontâneas dos estudantes e da história da ciência

Processo: 98/07270-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Roberto Nardi
Beneficiário:Sandra Regina Teodoro Gatti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Gravidade   História da ciência   Ideia   Alunos   Motivação do aluno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concepcoes Espontaneas | Ensino De Fisica | Evolucao Conceitual | Gravidade | Historia Da Ciencia

Resumo

Pesquisas realizadas nas duas últimas décadas (Driver, 1989; Zilbersztajn, 1983, Villani, 1989) têm mostrado a importância de se considerar no ensino as chamadas "idéias prévias" ou "espontâneas" que os alunos trazem; para a sala de aula. As "concepções espontâneas" dos estudantes sobre o conceito de gravidade têm sido estudadas por pesquisadores como Gunstone e White, 1981; Sanmarti e Casadella, 1987; Baxter, 1989; Bar et al., 1994, por exemplo. A partir do estudo dessas concepções e da análise histórica das idéias que evoluíram para o conceito de "gravidade", este projeto pretende subsidiar a ação docente, elaborando atividades de ensino que auxiliem o estudante a repensar suas "concepções espontâneas", na tentativa de evoluir para outras próximas das "cientificamente aceitáveis", conforme discussões recentes tais como os estudos de Posner et al., 1982; Hashweh, 1986; Driver, 1989; Duschl e Gitomer, 1991, Mortimer, 1994, dentre outros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GATTI, Sandra Regina Teodoro. A história da ciência e as concepções alternativas de estudantes como subsídios para o planejamento de um curso sobre atração gravitacional. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.