Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e combinação em ambiente Nakagami

Processo: 99/10916-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Michel Daoud Yacoub
Beneficiário:Claudio Rafael Cunha Monteiro da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Probabilidade   Combinatória probabilística   Modulação digital

Resumo

Um grande número de distribuições tentam descrever as estatísticas do sinal de rádio móvel. Dentre estas, a distribuição Nakagami-m tem merecido um grande destaque devido à sua fácil manipulação matemática e devido ao seu grande espectro de aplicação. Mais do que isso, esta distribuição tem mostrado maior flexibilidade e precisão na descrição de dados experimentais em diferentes canais de propagação quando comparada com as distribuições de Rayleigh, Rice e log-normal. O objetivo deste projeto é investigar o uso de diversidade em um ambiente onde as estatísticas de desvanecimento seguem a distribuição Nakagami-m. Inicialmente, pretende-se estudar o desempenho dos diversos esquemas de combinação na forma da confiabilidade do respectivo combinador. E, a partir desta caracterização, pretende-se ainda aprofundar-se no estudo da taxa de erro de bit para alguns esquemas de modulação digital no sinal resultante destes esquemas de combinação. Os resultados para um ambiente Rayleigh, já conhecidos na literatura, serão obtidos e apresentados como um caso especial do ambiente Nakagami-m a ser investigado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Claudio Rafael Cunha Monteiro da. Solução generalizada para tecnicas de diversidade-combinação. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.