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Exclusão após ensino de discriminações condicionais independentes e interrelacionadas

Processo: 00/04278-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Aline Roberta Aceituno da Costa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Sem Erro | Discriminacao Condicional | Equivalencia De Estimulos | Exclusao | Origens Da Exclusao

Resumo

Exclusão, a escolha de um estímulo de comparação indefinido (novo) condicionalmente à apresentação de um estímulo modelo também indefinido, tem sido sistematicamente demonstrada com diferentes populações, desde crianças muito jovens, a portadores de deficiência profunda. Os testes de exclusão geralmente são conduzidos depois de um treino extenso em discriminações condicionais independentes, isto é, relações um para um entre estímulos. A quantidade de exposição ao treino de diferentes relações um para um pode resultar não apenas na aprendizagerm de tais relações, mas também em uma abstração, isto é, o sujeito aprenderia que para cada estímulo corresponde sempre um e apenas um outro estímulo. O presente projeto pretende investigar os efeitos, em testes de exclusão, de estabelecimento prévio de uma linha de base de relações condicionais interdependentes, isto é, relações que partilham um mesmo estímulo modelo ou um mesmo estímulo de comparação, o que ensinaria, implicitamente, relações múltiplas: "muitos para um" ou "um para muitos". (AU)

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