Busca avançada
Ano de início
Entree

A memória operacional de crianças com paralisia cerebral: aspectos morfológicos e neuropsicológicos

Processo: 99/11989-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Flávia Heloísa dos Santos
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória operacional   Neuropsicologia   Paralisia cerebral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Memoria Operacional | Morfologia Cerebral | Neuropsicologia | Paralisia Cerebral | Ressonancia Magnetica

Resumo

A memória operacional na infância contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas como compreensão, leitura e aritmética. Crianças vítimas de lesão cerebral precoce apresentam prejuízos em seu desenvolvimento global, inclusive o cognitivo. Não há relatos na literatura de estudos da memória operacional de crianças com paralisia cerebral, em idade pré-escolar. Os objetivos deste projeto são: 1) estudar a memória operacional de 60 crianças entre 4 e 6 anos, de ambos os sexos, portadoras de paralisia cerebral dos tipos diplegia, hemiplegia direita e esquerda, comparando-as a um grupo controle pareado por idade, através de testes neuropsicológicos; 2) Identificar se os testes neuropsicológicos de crianças com PC refletem o efeito de lateralização de funções visto em adultos ou a equipotencialidade entre os hemisférios como padrão de reorganização cerebral; 3) comparar os resultados obtidos nos testes neuropsicológicos com os aspectos morfotógicos encefálicos observados nos exames de ressonância magnética, para definir se existem relações entre eles. Este estudo contribuirá para a compreensão tanto de aspectos desenvolvimentais da memória, quanto do funcionamento cerebral patológico, para o conhecimento e uso de técnicas de avaliação em neuropsicotogia, bem como para a elaboração de estratégias de reabilitação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
F.H. SANTOS; O.F.A. BUENO; S.E. GATHERCOLE. Errors in nonword repetition: bridging short- and long-term memory. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 39, n. 3, p. 371-385, . (99/11989-4)
F.H. SANTOS; O.F.A. BUENO. Validation of the Brazilian Children's Test of Pseudoword Repetition in Portuguese speakers aged 4 to 10 years. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 11, p. 1533-1547, . (99/11989-4)