Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Determinação de módulos de elasticidade da madeira de (Pinus taeda L.) com uso de ultrassom

Processo: 01/00319-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Adriano Wagner Ballarin
Beneficiário:Marcelo Nogueira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Madeira   Pinus taeda   Propriedades físicas   Tecnologia da madeira   Elasticidade

Resumo

A avaliação não-destrutiva da madeira, compreende o uso de métodos para a quantificação das suas propriedades físicas e mecânicas de um material, sem que haja comprometimento de seu uso final. Na madeira, torna-se, dia-a-dia, mais comum o uso dessa ferramenta na inferência dos característicos balizadores da qualidade do material. Este trabalho se propõe analisar a exatidão (acurácia) e a sensibilidade do método não-destrutivo do ultra-som (AU - acousto-ultrasonic emission) na inferência de módulos de elasticidade da madeira. A madeira a ser utilizada nos trabalhos experimentais é originária de árvores com idade aproximada de 40 anos de plantios tecnicamente controlados do Horto Florestal do município de Itapeva, S.P. Serão amostradas 10 árvores distintas. De cada árvore serão retiradas 3 toras, com cerca de 2,25 m de comprimento cada, que serão desdobradas para confecção dos corpos-de-prova para determinação dos módulos de elasticidade longitudinal, radial e tangencial dessa madeira. Os resultados dos ensaios não-destrutivos serão comparados com aqueles obtidos convencionalmente de acordo com o preconizado pela NBR 7190 - norma brasileira para o projeto e execução de estruturas de madeira. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIRA, Marcelo. Determinação de módulos e elasticidade à compressão da madeira de Pinus taeda L. com o uso de ultra-som. 2003. xi,144 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Faculdade de Ciências Agronômicas Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.