Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre temperatura corporal e respostas ventilatórias frente a hipercapnia em três espécies de roedores

Processo: 96/02626-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1998
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Luiz Guilherme de Siqueira Branco
Beneficiário:Renata Cristina Habenchus Barros Fogagnolo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hipercapnia   Rodentia   Ventilação pulmonar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipercapnia | Rodentia | Temperatura | Ventilacao

Resumo

Como descrito classicamente, fatores como hipóxia e hipercapnia provocam drásticos aumentos da ventilação pulmonar (Comroe, 1974). No entanto, a análise das respostas ventilatórias tem sido estudada, em geral, a curto prazo, ou ainda em animais anestesiados e com a temperatura corporal (Tc) artificialmente controlada (cf. Comroe, 1974; West, 1985). Recentemente, verificou-se a ausência de qualquer resposta ventilatória à hipóxia (de 15 a 7% de O2) em ratos, após uma hora de exposição (Wood, 1995). Este tempo foi suficiente para que a Tc destes animais caisse de 38 para 34ºC. Neste projeto, avaliaremos a interação entre a Tc e as respostas ventilatórias frente à hipercapnia em três roedores distintos, a curto e longo prazos. A escolha dos animais experimentais (Proechimys yonenagae e P. iheríngi) se justifica pelo fato de serem filogeneticamente próximos, porém adaptados a ambientes distintos e ainda o Wistar como o modelo usualmente utilizado em laboratórios de experimentação. A hipótese do projeto é que P. yonenagae apresentará menor aumento da ventilação pulmonar quando exposto à hipercapnia, e que este fato se correlacionará com uma maior queda na Tc, em relação a P. iheringe e Wistar. Assim, pretende-se a geração do conhecimento que virá a contribuir significativamente para as áreas de conhecimento em fisiologia e biologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FOGAGNOLO, Renata Cristina Habenchus Barros. Interação entre temperatura corporal e respostas ventilatórias frente à hipercapnia em três espécies de roedores. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.