Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de regulação da expressão de RNAm de VDR e caracterização do envolvimento das vias de ação genômica e não genômica da Vitamina D em células HC11 parentais ou transformadas com Hras

Processo: 99/00900-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Mitzi Brentani
Beneficiário:Patricia Bortman Rozenchan
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Oncogenes   Proliferação celular

Resumo

O câncer de mama é no mundo todo, incluindo o Brasil, um problema de saúde pública. Um modelo para o estudo de progressão tumoral são as células epiteliais mamárias HC11 parentais e transformadas com Hras (HC11 ras). Trabalhos anteriores de nosso grupo demonstraram que as células HCI1 expressam receptor de vitamina D (VDR) e que quando expostas a este hormônio ocorre uma inibição de proliferação. Verificou-se que as células HC11 transformadas com Hras expressam uma menor quantidade de receptor de vitamina D em relação à célula parental e também que nesta linhagem o tratamento com vitamina D não induz a uma diminuição na proliferação celular. É nosso objetivo, portanto, esclarecer por que estas células transformadas com Hras expressam menor quantidade de receptor e também por que não respondem ao tratamento com vitamina D. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
P. BORTMAN; M.A.A.K. FOLGUEIRA; M.L.H. KATAYAMA; I.M.L. SNITCOVSKY; M.M. BRENTANI. Antiproliferative effects of 1,25-dihydroxyvitamin D3 on breast cells: a mini review. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 35, n. 1, p. 01-09, Jan. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.