Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional e caracterização do mRNA de galectina-3 em tumores e linhagem celular de câncer de tiróide para o entendimento da oncogênese tiroidiana

Processo: 02/12772-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Edna Teruko Kimura
Beneficiário:Luciane Martins
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Apoptose   Neoplasias da glândula tireoide   Proliferação celular   Galectina 3
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Bocio | Cancer De Tiroide | Galectina-3 | Proliferacao Celular | Sirna

Resumo

Galectina-3 é uma proteína monomerica que tem sido associada a progressão tumoral e metástase em diversos tecidos. Na tiróide, vários autores mostraram que a expressão de galectina-3 está aumentada em carcinomas de tiróide e ausente em lesões benignas e tecido normal, sugerindo uma associação entre a expressão desta proteína e o desenvolvimento de câncer. No entanto, recentemente mostramos que lesões benignas, bócio multinodular e adenoma folicular, também expressam tanto o mRNA como a proteína galectina-3 (J Clin Endocrinol Metab 87:4806-10, 2002). Desta forma, embora a expressão da proteína tenha sido amplamente investigada, visando sua utilização como marcador molecular de câncer de tiróide, até o momento, muito pouco é conhecido sobre as características do mRNA transcrito no tecido tiroidiano e sobre o envolvimento de galectina-3 na evolução do processo neoplásico da tiróide. Neste projeto caracterizaremos o(s) mRNA(s) de galectina-3 transcrito(s) nos tumores benignos e malignos da tiróide, por rtPCR e seqüênciamento, e estudaremos o papel funcional de galectina-3 inibindo o mRNA transcrito, com conseqüente inibição da síntese protéica, utilizando RNA de interferência (siRNA). Este conhecimento contribuirá na compreensão da tumorigênese tiroidiana, assim como, poderá auxiliar no diagnóstico e no desenvolvimento de uma terapia gene-específica para o tratamento de câncer de tiróide. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Luciane. A galectina-3 na fisiologia e no câncer de tiróide: identificação de SNPs no gene LGALS3 e estudo funcional de galectina-3 in vitro e in vivo. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.